segunda-feira, junho 19, 2006

Por Estarem Distraídos...


Pela segunda vez...
Toda vez que releio eu me emociono...Oh, doce Clarice, suas palavras são blocos de açúcar que dissolvem a nossa alma...nosso algodão doce dos sonhos e desejos...reencontro com nossa criança adormecida....




"Havia a levíssima embriaguez de andarem juntos, a alegria como quando se sente a garganta um pouco seca e se vê que por admiração se estava de boca entreaberta: eles respiravam de antemão o ar que estava à frente, e ter esta sede era a própria água deles.

Andavam por ruas e ruas falando e rindo, falavam e riam para dar matéria e peso à levíssima embriaguez que era a alegria da sede deles. Por causa de carros e pessoas, às vezes eles se tocavam, e ao toque - a sede é a graça, mas as águas são uma beleza de escuras - e ao toque brilhava o brilho da água deles, a boca ficando um pouco mais seca de admiração.

Como eles admiravam estarem juntos!

E tudo se transformou em sim. Tudo se transformou em sim quando eles quiseram essa mesma alegria deles.

Sem a grande dança dos erros. Sem o cerimonial das palavras desacertadas.

Ele a procurava e a via , ela via que ele vira, ela que estava ali, no entanto. No entanto ele que estava ali. Nada erraria, e havia a grande poeira das ruas, e quanto mais andavam, menos com aspereza queriam, e sorriam.

Tudo só porque não tinham prestado atenção, só porque estavam bastante distraídos. Só porque , de súbito não eram exigentes, nem duros, e não quiseram ter o que já tinham. Nem quiseram dar um nome; porque não precisavam ser, eles que eram.

Foram então aprender que, não se estando distraído, o telefone não toca, e é preciso sair de casa para que a carta chegue, e quando o telefone finalmente toca, o deserto da espera já cortou os fios.

Tudo, tudo por estarem distraídos."

(Clarice Lispector)

3 comentários:

Anônimo disse...

O que mais posso dizer, depois de tanta beleza?

Anônimo disse...

Minha Linda,
Quanta inspiração, meu deus! Será que só eu percebo isso? Os homens devem estar cegos se não veêm o que eu vejo. Você é toda linda, toda perfeita. Queria você para mim, só para mim!! seria possível sonhar com tal coisa?
Se você soubesse
Beijos

Lua disse...

Olá, eu fiz esta versão (há mais de 10 anos) que chamei de "versão feliz" do original texto de Clarice que é "Por não estarem distraídos". Não tive a intenção de deturpar a grandiosidade da autora, mas estava num momento tão oposto que não resisti a esta tentação. Espero que não haja nenhuma confusão por causa disso, pois sou uma leitora apaixonada por Clarice Lispector. Abraços